Pedro Popoff, 15 anos, ator, cantor, palestrante, fundador da primeira cordelteca de Bauru, poeta com 6 títulos lançados, Diretor Geral da Comissão Jovem IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) e ex-presidente da Comissão Infanto-juvenil IOV Secção Brasil, credenciada pela Unesco, que protege, preserva e promove todas as formas de arte popular e cultura folclórica como elementos do Patrimônio Cultural Imaterial (ICH), promovendo a compreensão e apreciação da diversidade cultural.
Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Bauru, Pedro do cordel inicia sua trajetória com cinco anos de idade, quando decide por dom ou motivo de força muito maior que qualquer explicação, se interessar pela cultura nordestina.
Em especial, Pedro tem revelado seu dom artístico nato na divulgação da essência nordestina, do folclore, dos costumes, da música, do cordel e do cangaço brasileiro. De admirador de sons e de cordéis, Pedro Popoff passou a realizar trabalhos como ator, cantor, poeta e palestrante por diferentes cantos do país. A vertente espontânea de Pedro tem sido reconhecida por historiadores, amantes da cultura e literatura nordestina e apreciadores de nossas raízes.
O amor pela literatura nordestina o fez adotar informalmente o sobrenome “Cordel” e disseminar para outras crianças o conhecimento que acumulou ao longo da pouca idade.
Pedro tem um projeto educativo desde seus oito anos, o “Brincando de Cordel”, percorrendo escolas de todas as regiões do país. Sua aula show é realizada em escolas, seminários, encontros do magistério e de alunos, e atualmente, devido à situação em que vivemos, Pedro se apresenta através de lives em suas redes sociais, inspirando gerações que, como ele, despertam vida em torno da defesa de nossa cultura.
O objetivo do seu projeto é disseminar para outras crianças a importância de se conhecer as nossas culturas e tradições no Brasil, plantando sementes de amor e cultura por onde passa.
Talentoso com o uso das rimas do cordel, Pedro também vem escrevendo suas próprias estórias e histórias. Assim, Pedro recebeu apoio da Academia Brasileira de Cordel do Rio de Janeiro e da Diretoria Regional de Ensino de Bauru para levar seu trabalho a diferentes grupos.
Em 27 de abril de 2019, Pedro inaugura em Bauru a primeira CORDELTECA (biblioteca de cordel) da cidade, nomeada GONÇALO FERREIRA, em homenagem ao poeta cearense Gonçalo Ferreira da Silva, também Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. O objetivo, segundo Pedro, é resgatar, apreciar e difundir a riqueza da literatura de cordel para toda a comunidade.
Hoje, a Cordelteca possui mais de três mil cordéis, reunidos durante sua jornada.
O local também recebe visitações de alunos das escolas de Bauru e região e também apreciadores da cultura.
Com seu talento singular e símbolo de amor à cultura popular, Pedro tem em seu currículo participações em programas de TV, tais como “Encontro” de Fátima Bernardes, Rede Globo (abril de 2016), “A hora do Faro”, Rede Record, em duas ocasiões (fevereiro e maio de 2017). Ele também foi escolhido para o time de 13 jovens, para a mobilização do Click Esperança da Rede Globo em 2017. Participou de congressos como o Cariri Cangaço e Sertão Cangaço, nas cidades de Exu (Pernambuco) e Piranhas (Alagoas), em 2017. Participou de festivais, como o 3º Festival Literário de José Bonifácio (SP), em novembro de 2017, e muitos outros eventos no decorrer do tempo. Pedro Popoff também tem participação como ator em espetáculos, como por exemplo, o show cênico musical Literatura Cantada, aprovada pelo selo Proac da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo, que percorre cidades do Interior Paulista.
Hoje Pedro é convidado para congressos, feiras literárias e palestras em universidades de todo País, faz lives em suas redes sociais com poetas cordelistas e historiadores e também se apresenta em shows com sua banda de forró pé-de-serra.
