ENCANTA CORDEL


APRESENTAÇÃO

Há eventos que caem no gosto da população local. Transformam-se em tradição e se consolidam como uma marca referencial de uma cidade, estado ou país. “ EnCanta Cordel-  Primeira Festa da Cultura Popular de Bauru”  é mais um sonho que pode se tornar realidade em nossa cidade .

Para comemorar o segundo aniversário da CORDELTECA GONÇALO FERREIRA DE BAURU (o primeiro não foi possível realizar, devido a pandemia enfrentada pelo covid19) , iniciativa e sonho de um jovenzinho de 14 anos, que foi absolutamente seduzido pelas artes e literatura de cordel, que desde os 8 anos, de forma independente, junto com os pais, percorre várias escolas do país, propagando respeito, amor às diferenças e apresentando de forma lúdica e amorosa, disseminando a importância dos saberes da história do nosso povo e suas regionalidades. Isso, entretanto, não ocorre por acaso. Embora seja jovem, Pedro Popoff, o Pedro do Cordel como é conhecido, já leva o nome da nossa Bauru em suas rimas nas suas apresentações pelo país DESDE OS 8 ANOS DE IDADE, e a 27ª Cordelteca do Brasil, ganhou repercussão nacional nos principais meios de comunicação, rádios locais, Programa Encontro com Fátima Bernardes Globo, rádio Band, Folha de São Paulo, Uol,  Razões para acreditar, Jornal da Band, Band News, Jornal da Record, TV Tem, SBT, Diário do Nordeste, Gazzeta do Nordeste, TV Verdes Mares (Globo Ceará), TV Cultura e muitos outros, contribuindo  significativamente para o enriquecimento cultural desse município . O sonho agora é que  Bauru se torne referência da cultura popular no Estado de São Paulo.

A comunidade acadêmica e nordestina viva nesta cidade já têm acolhido a Cordelteca como um espaço cultural, com visitações guiadas pelo Pedro e sua equipe, com palestras, oficinas de capa de cordel, lanches, leituras, declamações, sorteios de cordéis… E pasmem, tudo isto sem contar com o apoio de fato de empresas e órgãos competentes (triste né?), mesmo assim exaltando  o nome de Bauru e do Estado de São Paulo, através da mídia e eventos. Portanto, os grupos de cultura popular, não somente os de Bauru, mas de todo Estado, fazem por merecer esse evento que tanto alegra e enaltece nossa gente.

 Em 2021 pretendemos que o projeto do “EnCanta Cordel” se torne referência em todo estado. Para tanto, o apoio FINANCEIRO  com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura é fundamental, pretendendo estabelecer elos institucionais, visando revitalizar a cultura e o turismo nesta cidade e ainda fomentar o comércio, a geração de trabalho e renda para a população local.

O “EnCanta Cordel”  demanda uma infraestrutura, dentre: palco, som, iluminação, tendas, banheiros químicos, além disso, a estrutura de divulgação e marketing: Cartaz, folder, filipetas, músicos, hospedagem, alimentação e transporte. Também teremos em contrapartida mídia espontânea nos jornais, revistas e televisão, no âmbito nacional. Na programação, contemplaremos, além dos artistas populares, Mestres Cordelistas, poetas, gastronomia, apresentações artísticas literárias , teatro de bonecos, palestras, contará com  aboiadores e músicos, vindo para Bauru de várias partes do Nordeste, como CHAMBINHO DO ACORDEON, INTÉRPRETE DO FILME GONZAGA DE PAI PRA FILHO, pesquisador Kydelmir Dantas do Rio grande do Norte, escritor LUCAROCAS, musico Chico Neto Vaqueiro de Fortaleza, Célia e Quirino artistas folcloristas e mais de 20 poetas e escritores de São Paulo, Minas Gerais e Campinas, e Diretoria da IOV Secção Brasil vem , em apoio e solidariedade ao Pedro, que muito faz pela cultura do país.

E por fim, teremos o ENCERRAMENTO, um lindo show no Teatro Municipal de Bauru, prometendo muitas emoções, como dança e poesia com participação especial de Chambinho do Acordeon. Uma verdadeira homenagem ao povo nordestino. 

A nossa produção destinará uma equipe de produtores locais do município para apoio logístico e contratará uma equipe de produção profissional para elaborar o projeto técnico e cuidar dos detalhes da produção do evento.

 


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1  – Nome do projeto:  EnCanta Cordel – 1ª Festa da Cultura Popular de Bauru.

1.2  – Proponente: Carla Santinho Motta (Rep. Legal de Pedro Motta Popoff).

1.3  – Área: Cultura Popular: Música, Literatura de Cordel, dança, mamulengo (fantoche típico do nordeste brasileiro), cantorias e folclore.

1.4   – Modalidade: Festa da Cultura Popular e Literatura de Cordel.

1.5   – Público alvo: Comunidade de Bauru e região, alunos, professores, comunidade nordestina e crianças de escolas públicas e privadas, onde passaram o Projeto Brincando de Cordel.

1.6   – Data de realização e horário do projeto: a combinar.

Por conta da pandemia, projeto teve que ser adiado para 2021.

Será dividido em 2 etapas.

  • Local: CORDELTECA GONÇALO FERREIRA DE BAURU, Rua 13 de Maio 12-45, Centro, Bauru SP.
  • Segunda etapa: SHOW de encerramento no teatro Municipal de Bauru “EnCanta Cordel” com presença de CHAMBINHO DO ACORDEON, intérprete do filme GONZAGA DE PAI PRA FILHO e banda.

.PROPOSTA DE PATROCÍNIO / APOIO CULTURAL

Agendamento de Reunião para proposta 14 997315676

Diamante,  Ouro e Prata

JUSTIFICATIVA

 

  • Considerando a diversidade e a riqueza das manifestações da cultura popular e folclórica presentes em Bauru e forte comunidade nordestina e região circunvizinha a comunidade acadêmica.
  • Considerando o grande quantitativo de artistas populares presentes nesta região e a ausência de eventos que congreguem o interesse desses grupos culturais.
  • Considerando ainda, que esse tipo de atividade fomenta os setores de serviço e comércio, gerando trabalho, renda e bem estar social.
  • Considerando a necessidade de fomentar o Turismo e a Cultura, como forma de dar visibilidade ao município e por consequência, dar visibilidade midiática por consequência desta iniciativa, como foi o caso da criação da Cordelteca.
  • Também considerando que a iniciativa e exemplo de protagonismo juvenil, vinda do árduo trabalho do Pedrinho em prol da cultura, incentivando a leitura e produção literária de alunos da rede pública da cidade, durante muitos anos, e que agora poderá colher os frutos desta dedicação, com o apoio dos senhores.

 

Face às considerações apresentadas aos senhores da Prefeitura Municipal de Bauru,

“ EnCanta Cordel -1ª Festa da Cultura Popular de Bauru”.

Para tanto, contamos com o apoio financeiro e parceria dos órgãos oficiais de cultura, bem como, da iniciativa privada.

 

 

OBJETIVO GERAL

  • Realizar um evento que se tornará referência no interior do estado.
  • Entrar no Calendário oficial da cidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Valorizar a cultura popular como forma de garantir a divulgação do folclore e cultura popular.

  • Colocar a Cidade na rota de grandes festivais e dar evidência em todo planeta através da IOV THE INTERNATIONAL ORGANIZATION OF FOLK ART.

  • Valorizar os produtores da cultura popular de raiz e os artistas bauruenses.

  • Fomentar o desenvolvimento das praticas culturais, incentivo a leitura e produção literária.

  • Promover o intercâmbio entre os mestres da cultura popular tradicional e contemporânea, com professores, alunos e população, principalmente as crianças que são impactadas pelo Projeto Brincando de Cordel.

  • Dar visibilidade ao município de Bauru, bem como aos artistas e fortalecer ações de protagonismo infantil e juvenil, mostrando que quando se tem amor genuíno, dedicação, força e muita garra, é possível transformar o mundo ou a realidade à sua volta. Pois mesmo o Pedrinho não ter nascido no nordeste, sempre lutou para divulgar as riquezas do nosso país, divulgar o novo patrimônio cultural brasileiro, o cordel e trazer para Bauru, um espaço de representatividade dos nordestinos que moram na região, oferecendo um espaço de cultura para toda a comunidade.

 
 
 


METODOLOGIA-PRODUÇÃO

  • Convidar equipe técnica para execução do projeto.
  • Elaborar projeto técnico.
  • Elaborar plano financeiro.
  • Formar parcerias.
  • Organizar os varais poéticos dos alunos da cidade que visitaram a cordelteca.
  • Contatar e convidar artistas populares e músicos para a festa. Alguns já com presença confirmada, vindos diretamente do Nordeste, Campinas, Minas Gerais, Rio de janeiro e São Paulo.
  • Divulgação: Elaborar cartaz, folder, filipetas, banner, mídia de rádio.
  • Divulgação II – Elaborar release para imprensa – mídia espontânea.
  • Contratar: Som, iluminação, tendas, banheiro químico.
  • Encerramento: Grande show no Teatro Municipal de Bauru.
  • Contratar shows de artistas regionais para abrilhantar a festa.
  • Convidar autoridades para prestigiar o evento.
  • Definir equipes que darão apoio logístico ao evento.
  • Contratar Van ou micro ônibus para trazer os poetas de São Paulo à Bauru.
  • Definir programação de palco e o formato das apresentações.


CONTRAPARTIDA

 Além de associar o nome dos parceiros a toda e qualquer peça de divulgação relacionada ao evento nas entrevistas em rádios, jornais e TV, camisetas colocando Bauru na rota da valorização da cultura e folclore pela IOV Secção Brasil e IOV Mundial (Organização Internacional de Artes e Folclore – Ong e parceiro oficial das Organizações das Nações Unidas para a educação cultural e científica UNESCO.

In special Consultative Relations with the United Nations Economic and Social Council (ECOSOC)

Pedro Popoff, 14 anos, é a primeira criança no mundo a receber um número de certificado em uma Organização Internacional de Folclore, no cargo de Presidente da Comissão Infanto Juvenil da IOV no Brasil. Um dos principais desafios de Pedro do Cordel é fomentar a participação das crianças na cultura, como forma de cuidado com o seu presente e com o seu futuro.

E colocar na sua terra natal, a consciência que, através da arte, leitura e educação, se possa transformar um país.

 

 

BENEFICIÁRIOS

Toda a comunidade, através da divulgação do nome da nossa cidade pelo país afora, visto que, a grande repercussão de ações de protagonismo juvenil como esta iniciativa é um fato que deve ser valorizado, apoiado de fato e inspirador para a sua geração. Seu projeto Brincando de Cordel já impactou mais de 20 mil crianças por todo país.

Diretamente, beneficiará aos produtores da cultura popular e artistas regionais. Indiretamente, a comunidade em geral que terá oportunidade de conhecer melhor sua expressão cultural.

 

Lojinha
× Chamar no WhatsApp